Pular para o conteúdo principal

Significados das Siglas do Mercado Financeiro

Lhe mostrarei de uma forma prática e fácil para você entender as siglas do mercado financeira e não se confundir entre elas.

Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil, é basicamente a taxa mãe.

CDB - Crédito de Depósito Bancário, ele tem a função principalmente de emprestar dinheiro para o banco e ele te devolver com juros, é claro, depois do vencimento.

CDI OU DI - Certificado de Depósito Interbancário, os bancos emprestam dinheiro entre entres, para o caixa não ficar negativo, porém não é um investimento, mas sim um referencial e também é um indexador para muitos investimentos de renda fixa.

LCI - Letra de Crédito Imobiliária, é basicamente um tipo de financiamento no setor imobiliário e você como investidor recebe juros, ele tem a garantia do FGC, e são emitidas por bancos.

LCA - Letra de Crédito do Agronegócio, é um tipo de financiamento do setor de agronegócios e você como investidor recebe juros, ele tem garantia do FGC e são emitidas por bancos.

CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliário, é principalmente um tipo de financiamento o setor imobiliário, e você como investidor recebe juros, porém não tem garantia do FGC e são emitidos por instituições securitizadoras.

CRA - Certificado de Recebíveis de Agronegócio, é um tipo de financiamento o setor de agronegócios e você como investidor recebe juros, porém não tem garantia do FGC  e são emitidos por instituições securitizadoras.

FGC - Fundo Garantidor de Crédito, tem a função de pagar o que você recebeu do banco que você investiu, mas com um limite de R$250.000,00 por CPF e por instituição financeira.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários, é um órgão que fiscaliza o mercado de valores mobiliários, como por exemplo as ações.

CETIP - Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, é a instituição integradora do mercado financeiro.

B3 - Brasil Bolsa Balcão, é a Bolsa de valores do Brasil.

IOF - Imposto sobre Operação Financeira

IR - Imposto de Renda

IPCA - Índice de Preço ao Consumidor Amplo, de uma forma mais fácil é a Inflação, sobre os produtos e serviços.

IGPM - Índice Geral de Preço do Mercado, também é a inflação,  porém é sobre os os produtos agropecuários e industriais vendidos no atacado.

Se esqueci de alguma sigla, ou se ficou com alguma dúvida e se quiser que escreva sobre alguma específica é só deixar nos comentários.




Sites utilizados com base:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que analisar antes de comprar um carro

M ostrarei o que dever ser analisado financeiramente antes de comprar um carro.    Antes de comprar um carro não deve ser avaliado somente o valor das parcelas.   Mas financeiramente o que deve ser avaliado são algumas outras coisas antes de comprar o carro.   - O carro não pode ser considerado um investimento, mas sim um bem passivo.   - Considerar o valor da parcela   - O valor que será gasto com  combustível   - O valor do seguro   - A  manutenção  do carro   - O IPVA   - O  estacionamento   - As possíveis multas    - A lavação do veículo   Todos esses gastos devem encaixar  no seu orçamento financeiro, se não se for o suficiente é importante pensar se um carro é realmente necessário e indispensável para você, para seu bolso e para sua vida  financeira .  

18 Dicas de Planejamento Financeiro

Listarei 18 dicas sobre planejamento financeiro que pode ser executado na pratica. 1 - Pare de errar e não faça dívidas. 2 - Quitar as dividas com juros maiores e depois as de juros mais baixos. 3 - Não tenha vícios. 4 - Anote todos os seus gastos. 5 - Faço um orçamento e anote o que entra e sai. 6 - Identifique o que pode ser cortado.  7 - Pense como diminuir seu consumo. 8 - Tenha moderação com o uso do cartão de credito. 9 - Busque formas de economizar, mesmo sendo pouco. 10 - Faça seu planejamento e trace metas para seus objetivos. 11 - Poupe pelo menos 20% de tudo que você ganha. 12 - Aprenda e investir. 13 - Invista conscientemente para criar metas. 14 - Crie sua reserva de emergência. 15 - Diversifique seus investimentos. 16 - Defina sua tolerância ao risco. 17 - Invista também em renda variável. 18 - Não fuja do que você planejou ao menos que você tenha novos planos. Publicação utilizada: https://br.pinterest.com/pin/2533343529339764/

Dicas para diminuir as despesas domésticas mensais

 Mostrarei 7 dicas para diminuir suas despesas domésticas mensais.  1. Analise suas despesas domésticas e corte desperdícios Suponhamos que você tenha uma faxineira 3 vezes ou mais por semana. Você precisa mesmo de tudo isto? Verifique se é possível organizar e dividir tarefas para ao menos reduzir para apenas 1 vez na semana ou até mesmo quinzenalmente. Também vale analisar a quantidade de itens por mês em coisas como limpeza e higiene pessoal (tudo isto pode ser desperdiçado com muita facilidade e uma boa dica é comprar somente uma vez ao mês e conscientizar todos de que aquele estoque deve durar até a próxima compra). 2. Economize água com medidas simples Algumas medidas são importante como: reaproveite a água da roupa para lavar quintal, verifique se não há vazamentos, tome banhos mais rápidos e desligue torneiras ao lavar a louça ou escovar os dentes. Esteja por dentro do sistema de cobrança em sua conta: veja qual a cota de tolerância de consumo de acordo com o número de...