O Pix é uma nova modalidade do Banco Central, para realizar transferências e pagamentos mais rápidos, essa nova modalidade vai ser lançada no final de 2020, porém seu anuncio foi feito em fevereiro deste ano.
Ele poderá ser feito 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e todos os dias do ano, sem exceção, e a transferência ou o pagamento será executado em segundos.
É muito importante saber que essa nova modalidade que não será cobrada em uma taxa para pessoas físicas, porém para pessoas jurídicas os bancos e as instituições financeiras poderão cobrar, porém será mais baixo em comparação a TED e o DOC.
Esse jeito de pagamento poderá ser utilizado em lojas online, estabelecimentos físicos entre outros. Para quem recebe, terá a necessidade de informar uma das chaves Pix cadastradas ou um QR Code. Para quem paga precisará somente acessar o aplicativo do seu banco e efetuar o pagamento.
A chave Pix precisará ser informada para transferência ou pagamento para ser executada, como atualmente precisa dos dados bancários, como o banco, número da conta, agencia, CPF e nome completo, já o Pix precisará ser informado somente apenas uma informação das chaves, por exemplo CPF ou e-mail ou número de celular ou uma combinação numérica.
É muito importante saber que os bancos e instituições financeiras que disponibilizarão o Pix são as que possuem mais de 500 mil clientes.
Sites utilizados com base na pesquisa:
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos
https://blog.nubank.com.br/o-que-e-pix/
https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/pix#/
Comentários
Postar um comentário