Mostrarei o que é pirâmide financeira, seu funcionamento e como não cair neste golpe.
Pirâmide financeira são chamados os esquemas empresariais que tem como principal renda a remuneração pela indicação de novos membros, feita por meio de uma taxa para entrada no negócio.
A prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular Lei 1.521/51 que é composta por 34 artigos.
É um esquema golpe que atrai pequenos investidores com a promessa de ganhos rápidos e retornos altos.
O conceito de pirâmide financeira vem do processo de venda: no topo da estrutura está o primeiro vendedor do produto, no degrau seguinte já vem um grupo de vendedores, que convidam novos vendedores que passam ao degrau inferior, e assim em diante. O degrau inferior sustenta o superior: para entrar no negócio, os novos vendedores devem investir em um valor X de produtos.
O valor aplicado serve de pagamento aos vendedores que recrutaram estes outros, e assim o dinheiro faz o caminho inverso da pirâmide, até o topo.
Entre as consequências de se entrar em uma pirâmide financeira estão a perda dos montantes investidos, já que não há retorno, pois o negócio não é sustentável e até uma penalização por crime contra a economia popular.
Uma dica para não cometer o erro de entrar neste esquema de pirâmide é desconfiar das propostas/ideias passadas e não acreditar que investindo pouco e tendo um retorno rápido e lucrativo vai dar certo, pois os verdadeiros investimentos não são rápidos e tão fáceis para serem conquistados.
Sites utilizados:
Comentários
Postar um comentário