Mostrarei algumas dicas do que fazer e o que não fazer com o 13º salário
O que fazer com o 13º?
Estando com as contas em dia, nada mais justo que uma bela recompensa no final do ano. Deve-se determinar uma parte para as compras do final de ano, outra para merecidas férias com a família e é bom se preparar também para os gastos do começo do ano seguinte, IPVA, seguro do carro, se tiver crianças os castos com matricula, material, entre outros.
O 13º só deve ser tratado como extra e gasto livremente se você tiver sido disciplinado durante o ano inteiro e não tiver dividas.
No entanto, caso você esteja no vermelho, o ideal é destiná-lo totalmente para o pagamento de dívidas. Por mais difícil que isso possa parecer, sem dúvidas é o melhor para o bolso. As taxas de juros exorbitantes cobradas por cartões de crédito e cheques especiais transformam pequenas dívidas em grandes problemas e o ideal é quitá-las o quanto antes. E aprender a lição para não ser necessário comprometer o 13º salário do ano seguinte novamente com o pagamento de dívidas.
O que não fazer com o 13º?
Gastá-lo sem definição de prioridades. Ele só pode ser tratado como um “extra” se você estiver em dia consigo mesmo. Além disso, se você for casado(a) e tiver filhos, é bom reservar uma parte para janeiro, que geralmente apresenta maiores despesas por conta das férias escolares.
Um outros ponto muito importante neste caso, é que muita gente não pensa no dia de manhã, pois pensam em gastar, fazer compras , acabam se arrependendo, as vezes não se arrependem no momento, mas sim, quando realmente precisa do dinheiro, é essencial ter um planejamento e um controle de gastos, porque o planejamento é fundamental para tudo.
Site utilizado:
5 dicas sobre o que fazer com o 13º salário (queroficarrico.com)
Comentários
Postar um comentário