Explicarei com sete tipos de juros como o simples, composto, juros de pagamento vencido, nominais, reais, rotativos e juros sobre fundos próprios.
Juros
Simples
Os juros simples são negociados com antecedência e não mudam com o tempo. Eles se refletem apenas no valor inicial do empréstimo ou investimento.
Juros Compostos
Essa modalidade também é chamada de “juros”, ou seja, continuam a operar durante o período de empréstimo, dívida ou investimento. Portanto, o total é baseado no valor inicial e nos juros dos meses anteriores. É esse tipo de juro que causa medo em muitos devedores, principalmente no saque a descoberto, pois provoca um efeito bola de neve em que quanto mais tempo a dívida fica retida, maior o valor pago.
Juros de Pagamento Vencidos
Os juros de mora ou mora decorrem do montante apurado em função do prazo de mora. Ou seja, quem deixar de pagar o valor acordado dentro do prazo deve suportar esta indenização adicional.
Juros Nominais
Os juros nominais envolvem a atualização monetária do valor relevante. Esse tipo de juro é levado em consideração no cálculo da maioria dos financiamentos, porque leva em consideração a inflação corrente.
Juros Reais
Seu trabalho é o oposto do valor nominal - a correção da moeda e a inflação não são incluídas no cálculo. Portanto, se a inflação for igual a zero em um determinado período, tanto a taxa de juros nominal quanto a taxa de juros real terão o mesmo valor.
Juros Rotativos
Nada mais é do que uma despesa incorrida pelo atraso no pagamento de uma fatura de cartão de crédito ou empréstimo. Se possível, é melhor evitá-lo para evitar problemas financeiros. Portanto, não desista de um bom plano financeiro pessoal.
Juros Sobre Fundos Próprios
Este tipo de juros é calculado com base no lucro da empresa. Normalmente, a empresa aloca pelo menos parte de seu valor para seus acionistas.
Site utilizado:
https://blog.toroinvestimentos.com.br/taxa-de-juros-como-funciona
Comentários
Postar um comentário