Por que devemos considerar que os bancos digitais são seguros?
Em primeiro lugar, é importante ter conhecimento que o Banco Central fiscaliza e controla a atividades dos bancos digitais. Assim, a atividade é rigorosamente acompanhada.
Recentemente, o Conselho Monetário Nacional editou regras para o setor de bancos digitais, dentre as quais estes bancos são obrigados a elaborarem políticas de segurança cibernética, por exemplo definindo requisitos para contratação de serviços de armazenamento de dados.
Existe também o Fundo Garantidor de Crédito que funciona como um seguro do seu dinheiro em caso de falência do banco.
Esse seguro garante a devolução de até 1 milhão de reais por CPF, sendo no máximo 250 mil em cada banco.
Embora haja regra de segurança, os bancos digitais utilizam informações criptografadas para evitar ataques cibernéticos e protocolos de navegação mais seguros como o “HTTPS”.
Por outro lado, todos devem investir em ferramentas de segurança, como por exemplo antivírus e um firewall.
É sempre aconselhável acessar somente os canais de atendimento oficiais dos bancos digitais, como por exemplo site e aplicativo.
Evidente que as fraudes bancárias sempre poderão existir, por isso todo cuidado é pouco. Logo, antes de escolher a instituição, procure pesquisar e encontrar qual o melhor banco digital ou o banco digital mais confiável.
Quais os cuidados para abrir uma conta em um banco digital?
Em primeiro lugar, aconselhamos a buscar informações em sistemas de informação como o “Reclame Aqui”, sites de Tribunal de Justiça do seu Estado, PROCON e outras instituições.
Se você já tem uma conta em banco tradicional, não a encerre logo que abrir a conta no banco digital. Procure permanecer com as duas e ir testando e se acostumando com o serviço.
Outro cuidado ao abrir uma conta em um banco digital, procure acompanhar a movimentação diariamente e se surgir algum imprevisto comunique ao banco.
Procure não usar computadores públicos quando acessar sua conta.
Jamais abra e-mails de sites que você não conhece e nunca abra anexos de e-mails que tenha dúvida da procedência.
Nunca diga ou informe sua senha para ninguém.
Caso tenha alguma movimentação que não reconheça, comunique ao banco, por exemplo enviando um e-mail, formalizando sua queixa.
Constatando a fraude bancária e em caso não consiga resolver a questão de forma amigável, neste caso será necessário processar banco.
Hoje temos alguns bancos que são 100% digitais, segue a lista com os exemplos:
-Nubank
-Banco Inter
-Superdigital
-Agibank
-Next
-Neon
Sites utilizados na pesquisa:
https://santoscavalcanti.adv.br/bancos-digitais-sao-seguros/
https://fintech.com.br/blog/fintech/banco-digital-e-seguro/
Comentários
Postar um comentário