Com ferramentas que vão muito além de ações, a renda variável é uma opção para quem quer aumentar sua renda e participar da história da empresa.
Ações: É o investimento feito através da Bolsa de Valores. Uma ação representa um pedaço de uma empresa negociada em bolsa. Quando compramos uma ação nos tornamos sócios daquela empresa.
Há duas formas de lucrar investindo em ações. A primeira é com a distribuição de dividendos, que são uma parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas. Pelo menos 25% dos ganhos devem ser destinados ao pagamento de proventos.
A segunda forma se dá por meio da valorização dos papéis na bolsa de valores. Conforme os movimentos do mercado e os resultados da empresa, o preço de uma ação pode aumentar – ou diminuir também. Quem compra ações por um valor baixo e vende mais tarde, por um preço maior, consegue lucrar.
Opções: Investimento derivado de ações. Uma opção confere, ao titular, o direito de compra e venda um determinado ativo por um valor determinado, enquanto o lançador é obrigado a concluir a transação. Existem Opções de Compra (Call) e Opções de Venda (Put).
Uma opção pode ser utilizada como hedge – ou seja, como uma proteção no mercado futuro para os investimentos realizados no mercado à vista. Imagine alguém que comprou as ações de uma empresa e tem receio de que as cotações recuem no futuro. É possível evitar perdas maiores adquirindo opções de venda da ação por um preço que evite o prejuízo.
Há também quem negocie as opções por si, sem ter a função de proteger uma carteira. O objetivo é efetivamente ganhar arbitrando os preços das opções, que também sobem e descem ao longo do tempo.
Fundo de Investimento Imobiliário (FII): É um investimento feito através da Bolsa de Valores. Um FII representa um imóvel ou um conjunto de imóveis sob mesma gestão/administração. Quando compramos um FII nos tornamos cotistas daquele Fundo.
Algumas pessoas acreditam que os fundos imobiliários são investimentos de renda fixa, por conta da distribuição regular de rendimentos mensais que muitos deles oferecem – e que lembra o funcionamento de alguns títulos públicos. Mas os FIIs são aplicações de renda variável: suas cotas oscilam na Bolsa, de acordo com as condições do mercado ou a gestão da carteira. Assim, não é possível saber de antemão qual será o retorno. E também não há garantia de que os rendimentos serão mantidos ao longo do tempo.
Imóveis: Investimento onde você compra um imóvel por um preço e vende ele por outro. Pode ser colocado para alugar como forma de renda passiva. Seu preço de compra e de venda, bem como o valor do aluguel, irá variar conforme o mercado.
Sites Utilizados:
https://www.infomoney.com.br/guias/renda-variavel/
https://br.pinterest.com/pin/709176272571734224/
Comentários
Postar um comentário