Warren Buffett é o presidente e o maior acionista da Bershire Hathaway, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo.
1- Autocontrole
Warren sempre frisou que o investir é um jogo que não necessariamente ganha o mais inteligente. Ganha aquele que entende como os mercados funcionam e investe de acordo com o que é preciso para ser um investidor bem-sucedido.
Às vezes, o mais inteligente não necessariamente tem as características psicológicas necessárias para vencer, como pensar de maneira independente e estar disposto a agir de maneira contrária aos demais investidores.
2 - Valor x Preço
Em um mercado dominado por fluxos especulativos, poucos se atentam ao que existe por trás de uma ação.
O que existe por trás de uma ação é uma empresa com processos, marcas, pessoas, fluxo de caixa, entre outros fatores.
Quando você compra uma ação é em uma empresa que você esta investindo.
Seu trabalho como investidor é comprar ações de empresas nas quais exista uma diferença grande entre o valor da ação e seu preço em mercado. Obviamente, o preço de mercado deve estar abaixo do valor da companhia.
3 - Negócios excelentes
Warren Buffett busca negócios que apresentam características de qualidade, como margens elevadas e estáveis, alta rentabilidade sobre patrimônio e capital empregado, baixo endividamento e que sejam tocados por pessoas que se mostraram competentes.
O tempo, geralmente, é um aliado de negócios com essas características. Isso ocorre pois negócios assim costumam crescer e gerar ainda mais resultados e valor aos seus acionistas.
E mesmo em momentos de crises, negócios com essas características costumam ser mais resilientes que os demais e suportam os desafios que o ambiente externo impõe.
Negócios com essas características que indicamos aos nossos assinantes.
4 - Conservadorismo
Muitos se esquecem desta regra e se expõem em investimentos arriscados e que não estudaram devidamente.
Seu dever como investidor é evitar erros. Se você conseguir evitar os erros, os acertos virão por conta própria.
Estude seus erros, e evite repetí-los no futuro. Estude também os erros de outros investidores. Evite-os também.
Um investidor que não comete erros básicos é um investidor diferenciado.
Busque ser um investidor que não comete erros.
5 - Derivativos
Muitos investidores são tentados a investir em derivativos. É lógico. A volatilidade e a rapidez com que uma opção sobe e desce atrai sobretudo o investidor com pequeno capital a acreditar em sonhos de riqueza rápida.
Se você acredita que existe riqueza rápida com opções, leia a frase acima. Os derivativos têm a capacidade de destruir o seu patrimônio com muita rapidez. Recomendamos manter distancia, sobretudo aos novatos.
Opções são úteis para estratégias de proteção, mas devemos alertar sobre o seu perigo se você acredita em riqueza rápida com derivativos. O que não faltam são vitimas de seu potencial destrutivo. Até os maiores bancos e seguradoras do mundo foram vítimas, não pense que com você será diferente.
6 - Mentalidade de longo prazo
Quem pensa no longo prazo adquire a mentalidade de parceria que é necessária para se ter sucesso investindo.
Quem pensa no longo prazo evita erros como investir em negócios ruins e girar demais a carteira, o que traz custos importantes.
Aquele que investe no longo prazo, entendeu definitivamente a razão do mercado de capitais: financiar e ser sócio de projetos vencedores.
7 - Simplicidade
Ao contrário do que muitos possam imaginar, os métodos de decisão de investimento de Warren Buffett não parecem ser complexos.
Warren Buffett trabalha de Omaha, cidade no interior dos Estados Unidos, distante dos grandes centros urbanos. Além disso, seu time é enxuto, com apenas algumas dezenas de funcionários que, em sua maioria, auxiliam nas tarefas administrativas. Poucos funcionários trabalham com ele na área de investimentos.
Warren Buffett passa a maior parte de seu tempo solitário em sua sala lendo livros, jornais e relatórios anuais. É assim que o conhecimento se acumula ao longo do tempo.
Não existe grande sofisticação no jeito de Warren Buffett trabalhar. E não achamos que você deveria querer complicar as coisas também.
8 - O mercado
Este é um conceito que sempre tentamos levar aos nossos leitores.
A volatilidade de mercado cria diversas oportunidades de compra a preços menores que no passado. Você deve ver essas situações como grandes oportunidades.
O Brasil é um país com um mercado de capitais ainda mais volátil que o mercado americano, isso significa que as oportunidades de comprar na baixa são ainda mais frequentes que as que Warren Buffett encontrou nos Estados Unidos.
Aproveite essa característica do mercado brasileiro. Aproveite os momentos de pânico para comprar e os momentos de euforia para vender. É assim que se constrói um patrimônio de ações de empresas excelentes.
9 - Evite dívidas
Warren Buffett nunca buscou atalhos para o sucesso.
Um atalho que muitos utilizam é o da alavancagem. Infelizmente, este atalho termina em um grande abismo e em inevitáveis tragédias.
Não caia na tentação da dívida. Tanto para o consumo, como para investimentos.
Basta procurar na internet histórias de alavancagem e você vai ver que, quase sempre, terminam em tragédias.
Sempre incentivamos os nossos assinantes a não investirem de maneira alavancada. Investimento em ações é um investimento de longo prazo.
10 - Risco
Ações são arriscadas? Sim.
Derivativos são arriscados? Sim.
Fundos imobiliários são arriscados? Sim.
Todos os investimentos são arriscados. Mas se você sabe os riscos que esta correndo será mais diligente na análise e também será mais sábio na alocação de capital naquele investimento. Assim, reduzirá o seu risco.
Vemos que a maioria dos iniciantes, as vezes até por má orientação, não sabem os riscos que estão correndo e quando perdem são pegos de surpresa.
Não seja pego de surpresa, estude os riscos do ativo que está investindo. A maior parte dos investidores não faz isso. Seja um investidor diferenciado: estude aonde você irá investir.
Informações retiradas do site:
https://www.google.com/amp/s/www.suno.com.br/artigos/10-licoes-de-warren-buffett/amp/
Comentários
Postar um comentário