Os seis termos do mercado financeiro abordados serão o blue chips, IPO, follow-on, CDI, open banking e criptomoedas.
Blue Chips
O termos blue chips veio do poker e é uma referência às fichas azuis do jogo.
Esse nome foi dado às ações de empresas consolidadas na bolsa, aquelas com boa saúde financeira. Geralmente, são os papéis mais negociados.
IPO
Oferta inicial de ações ou "initial public offering" (IPO), é o nome dado a estreia de uma empresa no mercado de ações. É quando uma empresa abre seu capital e capta recursos dos investimentos para negociar seus papeis na bolsa de valores.
Follow-on
Follow-on, ou oferta subsequente de ação, é quando uma empresa que já tem seu capital aberto, ou seja, já tem seus papéis negociados na bolsa de valores, realiza uma nova oferta de ação.
CDI
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é o título emitido em empréstimos entre bancos.
Ela acompanha variação da taxa Selic e é usada como referência em boa parte dos investimentos em renda fixa.
Quando você vir algo sobre o CDI, o assunto será sobre a taxa DI, utilizada nessas operações entre bancos.
Open Banking
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é um conjunto de práticas e tecnologias que permitem o compartilhamento das informações de um cliente entre instituições financeira autorizadas pelo Banco Central (BC).
Criptomoedas
As moedas virtuais ou criptomoedas, são ativos digitais em circulação no mercado por meio de criptografia (códigos que fazem com que esses dados sejam lidos de maneira segura). Elas não são emitidas por governos nem possuem regulamentação. A mais conhecida é o bitcoin.
Informações retidas:
https://investnews.com.br/web-stories/termos-do-mercado-financeiro/
Comentários
Postar um comentário